domingo, 1 de junho de 2014

JORNALISMO GASTRONÔMICO

 
 
 
 
Os blogs analisados foram: 
Cozinha Pequena, Diga Maria, Gordelícias e Sabor no Prato.

E os jornais foram:
Folha de São Paulo, Estadão e Zero Hora.

Blogs culinários
 
 
 
 
 
Analisamos blogs que  têm um lado mais jornalístico, pois suas receitas são acompanhas de uma matéria interativa, que faz perguntas retóricas ao leitor, tenta fazer com que ele remeta a comida exposta a alguma lembrança, possui fotos e vídeos e páginas em redes sociais. A linguagem é informal.

Esse tipo de blog é voltado principalmente para o público feminino, percebemos isso no espaço dado ao público para fazer comentários que em quase todos os casos é feito por mulheres. Isso acontece mesmo quando o blogueiro ou um dos blogueiros é um homem, como é o caso do blog ”cozinha pequena”.

Na nossa análise incluímos também um blog de receitas vegetarianas, que tem como público às pessoas adeptas a esse tipo de alimentação, que é o “Diga Maria”, a blogueira expõe  receitas que em sua versão original possuem carne em sua composição e a substitui por outros ingredientes.

O apelo que esses blogs fazem através de seu layout e das imagens das comidas é fortíssimo, funcionando como o título no caso de uma matéria jornalística.  A imagem tem que chamar bastante atenção para que o leitor se interesse pela receita e a leia até o fim.

Gastronomia em Jornais

Os jornais também oferecem um espaço para culinária, porém nestes casos as receitas vêm acompanhada de matérias informativas, menos interativas. E a linguagem, às vezes, é um pouco mais formal do que a utilizada na maioria dos blogs. Uma semelhança é a presença de imagens nas receitas.

Em alguns jornais possui colunistas que são responsáveis por diferentes áreas gastronômicas e da presença da culinária em eventos famosos, geralmente ligados à cultura.


Como não poderia ser diferente, nós (pois, esse trabalho foi feito em trio,) preparamos uma recita deliciosa para que vocês possam fazer e comer bastante em casa. Lá vão os ingredientes:
 
 
 
 
 
 Para massa:
3 ovos
1 xícara de óleo
1 xícara de leite
2 xícaras de farinha de trigo
sal a gosto
1 colher de chá de fermento

Para o Recheio:
1 cebola picada
1 tomate picado
1 lata de milho verde
1 lata de ervilha 
coentro
1 peito de frango desfiado
orégano.

Modo de Preparo:
Bater todos os ingredientes da massa no liquidificador.
Coloca a metade massa numa forma untada com margarina e farinha de trigo, depois todo o recheio e o restante da massa.
Deixa no forno com temperatura de 180º aproximadamente 30 minutos. E voilà!  
Rende 15 fatias

 Post feito por: Andreza Cristhina, Graziela França e Isabelle Santiago.

 Referências Bibliográficas

http://cozinhapequena.com/
http://digamaria.com/
http://gordelicias.biz/
http://www.sabornoprato.com/
http://www1.folha.uol.com.br/comida/.