http://hypescience.com/as-pessoas-nao-leem-mais-jornal-impresso-mas-nao-confiem-nas-informacoes-online/
Toda matéria jornalística parte de uma pauta. A pauta é a orientação que os repórteres recebem descrevendo que tipo de reportagem será feita, com quem deverão falar, onde e como. Essa pauta tem em si a iniciação de um processo chamado de angulação.
A angulação se faz presente na escolha do
assunto, no seu enfoque, e pode ser entendida como o foco da matéria dada pelo
editor, repórter ou pauteiro. Encontra-se em três níveis de comunicação: massa,
grupal e pessoal.
Angulação de massa: É uma angulação crescente, procura
agregar o gosto do público de massa, é apegada no gosto médio (o arroz com
feijão). Porém, não deve ser encarado o gosto médio como vulgarização ou
porcaria. Procura-se agregar algum valor oferecendo produtos de consumo,
matérias pitorescas, apelo emocional, além da valorização de certos ângulos e
cortes fotográficos para transmitir uma mensagem de entretenimento.
Angulação
grupal: A informação é conduzida num estilo e formato
próprio do grupo (público alvo) em questão. É publicado aquilo que, para o
grupo, é mais importante. Tudo é decidido pelo gosto e perfil do grupo, o qual
tem sua personalidade estudada. Outros conteúdos podem ser divulgados, porém,
comercialmente é preferível publicar o que é de interesse do público.
Angulação
pessoal: É uma angulação baseada no repórter. Estilo e
formato autoral, com liberdades que em outras áreas não é possível. O que vale
é o estilo de quem escreve, a opinião de quem escreve.
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