sexta-feira, 23 de maio de 2014

ANGULAÇÃO


 
http://hypescience.com/as-pessoas-nao-leem-mais-jornal-impresso-mas-nao-confiem-nas-informacoes-online/

 

 

Toda matéria jornalística parte de uma pauta.  A pauta é a orientação que os repórteres recebem descrevendo que tipo de reportagem será feita, com quem deverão falar, onde e como. Essa pauta tem em si a iniciação de um processo chamado de angulação.  

 A angulação se faz presente na escolha do assunto, no seu enfoque, e pode ser entendida como o foco da matéria dada pelo editor, repórter ou pauteiro. Encontra-se em três níveis de comunicação: massa, grupal e pessoal.


 
Angulação de massa: É uma angulação crescente, procura agregar o gosto do público de massa, é apegada no gosto médio (o arroz com feijão). Porém, não deve ser encarado o gosto médio como vulgarização ou porcaria. Procura-se agregar algum valor oferecendo produtos de consumo, matérias pitorescas, apelo emocional, além da valorização de certos ângulos e cortes fotográficos para transmitir uma mensagem de entretenimento.
 
Angulação grupal: A informação é conduzida num estilo e formato próprio do grupo (público alvo) em questão. É publicado aquilo que, para o grupo, é mais importante. Tudo é decidido pelo gosto e perfil do grupo, o qual tem sua personalidade estudada. Outros conteúdos podem ser divulgados, porém, comercialmente é preferível publicar o que é de interesse do público.
 
Angulação pessoal: É uma angulação baseada no repórter. Estilo e formato autoral, com liberdades que em outras áreas não é possível. O que vale é o estilo de quem escreve, a opinião de quem escreve.


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